segunda-feira, 23 de maio de 2011

A grama do vizinho nem sempre é mais verde


Noite passada quando fui dormir me peguei pensando em quanto tempo que eu não faço um trabalho voluntário. Desde muito cedo me interessei por este tipo de atividade e por conta disso tive a oportunidade de conhecer histórias que eu trago comigo até hoje e com certeza vou carregar por toda vida.

Há uns 2 anos atrás visitei um projeto social chamado Espaço Criança Esperança (ECE) no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Eles têm uns programas de inclusão social muito bacanas. Na comunidade existem crianças que nascem, crescem, e, apesar de irem pra escola, não fazem ideia do que é ser um cidadão, até porque não é tratado como tal e, muitas vezes, ele mesmo se coloca numa posição inferior. O ECE não dá só educação no sentido de colocar as crianças e adolescentes na escola. O programa proporciona uma série de atividades - esporte, artes, oficinas de leitura - que possibilitam o pleno desenvolvimento dessa criança/adolescente, tornando-os conscientes de seu papel na sociedade. Faz com que esse indivíduo se sinta parte de um todo e não se diminua pelo fato de possuir uma situação social/financeira mais frágil. O programa gera oportunidades que vão além daquelas que o tráfico em algum momento virá a oferecer. Sem dúvida essa foi a minha experiência mais marcante.

Nessa caminhada conheci também uma ONG chamada BEMFAM – Bem Estar Familiar no Brasil, cujo foco são projetos sociais voltados para a saúde sexual e reprodutiva. Entre os diversos projetos desenvolvidos, o que mais me chamou atenção foi o “Vozes Positivas”, que enfoca questões vivenciadas por mulheres soropositivas. Outro projeto que eu acho bem bacana é o “Que Legal Saber!”, cujo objetivo é contribuir para a informação e capacitação em saúde sexual e reprodutiva de portadores de deficiência visual. Tem também o BEMJOVEM, que é um programa voltado para jovens entre 10 e 24 anos, realizando atividades com os pais, familiares e educadores que atuem com esse grupo. Envolve Centros de Jovens espalhados em 9 Estados do Brasil e que contam com uma política de voluntariado. Essa ONG tem muitos projetos interessantes, se eu fosse escrever sobre todas não caberia neste post!!!

Eu já ia me esquecendo de um outro local que eu atuei! Foi no Banco de Alimentos. Essa ONG recebe doações de alimentos, que são selecionados por uma equipe e posteriormente distribuídos para instituições de caridade pré cadastradas. Cheguei a visitar algumas das instituições beneficiadas e o sorriso daquelas crianças nunca saiu da minha mente.

Vocês podem estar se perguntando o que eu ganhei com isso. Pois é... ganhei sorrisos, abraços, agradecimentos, olhares e até amigos. Olhando para trás eu vejo o quanto foi gratificante participar destas e de outras atividades que beneficiassem o outro. Devemos cuidar da nossa grama colocando limites para que não pisem nela, mas sem sermos egoístas. Caso nosso vizinho não tenha condições de manter sua grama verdinha e podada, por que não ajudá-lo, não é verdade?

Segue abaixo o link das instituições que eu citei, caso alguém se interesse:

http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecerj/

http://www.grupobemfam.org.br/bemfam/

http://www.bancodealimentos.org.br/por/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário