sexta-feira, 27 de maio de 2011

Homofobia

Um assunto que está bastante presente em todas as mídias nesses últimos dias é o kit anti homofobia planejado pelo MEC para combater a violência, a humilhação e a evasão escolar de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) que foi vetado pela presidente Dilma.

O kit foi muito atacado pelas bancadas evangélicas integrantes do governo que afirmam que o material induziria a escolha da opção sexual de forma não convencional.

Os três vídeos constantes do kit vazaram na internet e quem estiver curioso pra assistir pode buscar no youtube. Eu assisti e pessoalmente não identifiquei nada que pudesse ser considerado propaganda de opção sexual ou agressivo de qualquer forma.

O que alguns jornalistas têm dito é que o veto do kit foi uma manobra política governamental para, cedendo nesse ponto, conseguir apoio da bancada evangélica na votação de outras questões, uma espécie de toma lá dá cá.

Apesar do veto, o kit continua nos planos do MEC, porém antes de sua distribuição sofrerá modificações.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro também tem demonstrado preocupação com a homofobia e lançou no dia 16 de maio desse ano a campanha Rio sem homofobia, que pretende incentivar o respeito, a cidadania e os direitos humanos de LGBT. O primeiro vídeo da campanha já está disponível:


Essas duas campanhas, mesmo a que foi vetada, mostram uma crescente preocupação governamental de incentivar o respeito e a inclusão dos LGBT na sociedade. Todos somos diferentes uns dos outros e a violência, discriminação e preconceito em qualquer forma ou escala é prejudicial para a sociedade como um todo. Cada um tem direito de viver a vida conforme deseja, desde que não infrinja nenhuma lei. Algumas pessoas se sentiram agredidas com os vídeos, mas aí é que está a questão, algumas pessoas se sentem agredidas com o que é diferente simplesmente por isso, porque é diferente.

Devemos nos policiar para evitar essa conduta de aversão ao diferente, buscar a integração de todos à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário